Receitas para Lanche

Hambúrguer de shitake

SOURCE: TEMPERO ALTERNATIVO

Hambúrguer de shitake

Esse hambúrguer é tão maravilhoso, mas tão maravilhoso, que comi todos no mesmo dia que fiz hahaha, e olha que eram três! Bom, sou suspeito para falar porque sou apaixonado por cogumelos, e não sem motivos: são suculentos, ricos em umami e ficam deliciosos tostadinhos.

Já publiquei aqui no site um hambúrguer de shimeji que fez um sucesso tremendo, o mais elogiado! E não por acaso, além de saborosos, os cogumelos tem textura mais tenra, principalmente o shimeji, o eryngui e o shitake, perfeitos para fazer hambúrguer vegano.

Pra mim um bom hambúrguer precisa ter textura tenra pra contrastar com a maciez do pão, e umami pra deixar aquele sabor maravilhoso na boca. Esse de shitake sem dúvida tem os dois requisitos, é sucesso na certa!

Você pode montar o lanche do jeito que preferir. Eu servi o hambúrguer com fatias de tomate, alface frisée, minha preferida por causa da crocância, e queijo vegano sabor cheddar.

O queijo é da marca Novah, eles têm quatro sabores inspirados no cheddar, mozzarella, minas frescal e provolone. O cheddar é meu preferido por ser bem condimentado com açafrão da terra e pimenta caiena. A base dos queijos é de leite de castanha de caju, é 100% natural, sem lactose e sem glúten.

Você vai precisar de…
Cogumelo shitake – 1 bandeja (200 g)
Batata – 1 média (150 g)
Farinha de rosca – 3 colheres de sopa (25 g)
Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml)
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)
Tomilho fresco – 1/2 colher de chá (opcional)
Pimenta-do-reino – a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Em uma panela pequena coloque a batata inteira lavada e cubra com água, não precisa descascar. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos a partir do momento que levantar fervura.
2- Desligue o fogo, escorra a água e espere a batata amornar.
3- Rale a batata na parte média do ralador para dar textura ao hambúrguer. Reserve.
4- Limpe os cogumelos com um pano de prato úmido ou papel toalha. Não lave em água corrente porque os cogumelos absorvem muita água e perdem o sabor.
5- Transfira para um processador e triture rapidamente em pedaços menores. Não precisa ficar homogêneo, você pode deixar alguns pedaços maiores para dar mais textura ao hambúrguer. Se não tiver processador pode picar com a faca mesmo.
6- Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande e adicione os cogumelos. Tempere com sal, tomilho e pimenta-do-reino. Refogue por alguns minutos mexendo com frequência até os cogumelos secarem bem, quanto mais água evaporar melhor vai ficar a consistência do hambúrguer. Desligue o fogo e espere esfriar.
7- Em um recipiente adicione a batata ralada, o refogado de cogumelos e a farinha de rosca. Misture bem até obter uma massa homogênea.
8- Divida em 3 porções iguais e modele os hambúrgueres.
9- Aqueça um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e frite os dois lados do hambúrguer até dourar.
10- Monte o lanche do jeito que preferir. Sirva ainda quente.

Dicas:

  • Se preferir asse o hambúrguer. Para isso, leve ao forno preaquecido a 200 ºC por cerca de 15 minutos.
  • Se não for consumir todos os hambúrgueres, armazene sem fritar ou assar em um recipiente, separados por folhas de papel manteiga ou por filme de PVC. Duram cerca de 2 meses congelados.

This post is also available in: enEnglish (Inglês)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top